sexta-feira, 29 de maio de 2009

Valores da cobertura econômica

O julgamento imediato de quem pega um livro sobre jornalismo econômico é de, no mínimo, mais um livro chato e indecifrável. Mas no caso de Elementos de Jornalismo Econômico, de Sidnei Basile, vale a pena lutar contra a resistência inicial a livros deste tipo.

Em um texto fácil de ser lido, que mais parece uma conversa com o leitor, Basile consegue através de um discurso claro e simples o que os jornais e revistas do Brasil até hoje parecem não ter conseguido: Informar ao leitor comum sobre economia e negócios. O livro gira em torno do direito do cidadão à informação, que segundo Basile, “às vezes a própria sociedade não tem plena consciência do papel do jornalismo para sua sobrevivência”.

O grande mérito do livro é, em suma, explicar o jornalismo econômico ao leitor do ponto de vista do jornalismo e não do ponto de vista da economia. Sendo assim, Sidnei Basile discorre sobre os fundamentos gerais do jornalismo, suas técnicas e sobre a rotina profissional. De forma didática, ao final de cada capítulo, resume os principais pontos e desafia o leitor a pensar e responder questões elaboradas por ele. A obra, impressa pela Negócio Editora, é dividida em três partes: Os valores, As técnicas e O futuro.

Apesar de ser bastante didático, Elementos de Jornalismo Econômico não é um manual para iniciantes na profissão. Ao tratar temas como democracia, integridade, ética, cidadania, entre outros, o livro se faz útil para qualquer cidadão, e não apenas para jornalistas e economistas. Em capítulos práticos como “Por que ler notícias econômicas e de negócios?”, o autor, logo no início do livro, dá a dimensão da importância do jornalismo econômico para a sociedade.

Como não poderia ser diferente, o livro também resgata um pouco da história do jornalismo econômico no Brasil e no mundo, até o surgimento das publicações especializadas no país como os jornais Gazeta Mercantil e Valor Econômico.

Através de um texto claro e culto Elementos de Jornalismo Econômico se distancia do famigerado “economês” que ainda persiste em boa parte da imprensa especializada em economia. Em tempos de globalização, Basile expõe no livro sua concepção sobre as transformações da mídia globalizada e a informação como negócio.

Por essas e outras razões, o livro escrito por Basile se torna urgente e necessário. Leitura fundamental, principalmente, para os futuros jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário