quinta-feira, 4 de junho de 2009

Poetas Elétricos



Quando se pensa em poesia em Natal - RN, logo vem a cabeça o selo literário “Jovens Escribas”, que ficou conhecido nacionalmente por lançar autores contemporâneos da cidade do sol. Mas a turma que faz a cena poética na capital potiguar tem outros nomes, outros sabores, como o grupo Poetas Elétricos.

A banda nasceu à margem das bandas de rock na Natal dos anos 90. Depois de um tempo ‘exilados’, Os Poetas Elétricos, formado por Carito, Edu Gomes e a nova integrante Michelle Regis, - a terceira pessoa do plural – voltou ao fazer poético, misturando livremente música e poesia.

Trocadilhos, multilinguagem e neologismos fazem parte do jogo lúdico entre o som e a palavra. Como a própria banda se define, o som dos Poetas Elétricos é experimental, com palavras t(r)ocadas e músicas fal(h)adas.

O grupo já se apresentou em alguns festivais e foi o grande vencedor do Curta Natal 2006, com o vídeo "PALARVEANDO", que também foi selecionado para a 20ª Mostra do Audiovisual Paulista.
O CD ‘Poemas Eletri- ficados & Outros Que Foram Embora’ também mereceu espaço na revista Bravo! Segue reprodução da revista:


por Marco Frenette_Revista Bravo!



” POR QUE OUVIR: Por tratar-se de uma rara exceção à regra – declamações com músicas costumam soar tortuosamente datadas. Mas Carito e Edu Gomez sabem tudo sobre ritmo e poesia.


PRESTE ATENÇÃO: Na inventividade verbal e no poder de síntese das canções, como em Os Inícios (“Os fins são sempre ruins/ Os meios devaneios… Só me interessam os inícios/ E os Vinicius de Moraes, nada mais”) e em O Espírito das Letras (“Quando eu sair desse mundo/ Onde sou poema vivo/ Vou cair em soneto profundo”).


CONTEXTO Em alguns momentos Carito e Edu Gómez se aproximam das partes melódicas do rock industrial alemão (Lago Gente) e em outros da Criatividade musical de Frank Zappa (Cínico Clínico). São bons representantes da cena independente da poesia musical. “


Por tantos motivos, o grupo merece mais visibilidade, mais público, mais aplausos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário